Pias dista 8 km da Vila de Monção, fica situada nas margens do rio Gadanha e é constituída pelos seguintes lugares: Alderiz, Barreiro, Cristelo, Fontão, Lamoso, Lapa, Pias de Baixo, Retorta, Vila Boa e Vila Nova.
Inicialmente, São Tiago de Pias pertencia ao Julgado de Pena da Rainha e só mais tarde, em 1305, com a sua extinção, foi integrada no concelho de Monção. A igreja de Pias não pertencia ao padroado real, mas sim ao bispado de Tui e terá sido doada por D. Afonso Henriques.
Pias foi reitoria da Casa de Barbeita e Comenda da Ordem de Cristo. No ano de 1521, o rei D. Manuel I concedeu a igreja de Pias, que havia sido propriedade de D. Vasco Marinho, ao filho deste, Pedro Marinho, com a condição da instituição da referida comenda. Ao longo dos seus 327 anos de existência, esta passou a ser administrada por vários comendadores: Lopo de Brito (1547), João de Barros da Silva (1614), António Pereira da Cunha (1655), Secretário do Concelho de Guerra, Frei Francisco Pereira da Cunha (1668), filho e sucessor do anterior, António Pereira da Cunha (1693), irmão do antecedente.
Em 1700, a Comenda estava vaga e D. João V dá-a a D. Maria de Lencastre, Marquesa de Unhão; com a sua morte, a comenda voltou para a Coroa.
Em 1799, foi dada a D. Eugénia Maria Josefa Xavier Teles Castro da Gama Ataíde Noronha Silveira, Condessa de Unhão e Vidigueira.
Em 1527, D. João III ordena a contagem da população. A freguesia de Pias tinha cerca de 700 habitantes, sendo a freguesia mais populosa no concelho de Monção.
Durante o ano de 1658, Pias perde quase metade da sua população, em consequência do cerco da Praça de Monção, por Filipe IV de Espanha. A 14 de maio de 1668, no lugar da Lapa, realiza-se a primeira reunião da Câmara de Monção, após a libertação.
A origem do topônimo "Pias" continua um enigma. Alguns defendem que o nome se refere às antigas pias de pedra, enquanto outros acreditam que tem origem num mosteiro de mulheres pias (piedosas), existente na região.
Pias tem, na sua história, uma tradição multissecular. A celebração da Função do Senhor dos Passos, já conta com mais de 300 anos de existência, é um conjunto de cerimónias relacionadas com a Paixão e Morte de Cristo.
Área: 10,04 km2
População: 763 habitantes (Censos 2021)
© 2025 Junta de Freguesia de Pias - Monção. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a móvel fixa nacional